Abertura e Baixa de Empresas

Em função do baixo risco de suas atividades, para cerca de 95% das empresas as solicitações de abertura, alteração de dados ou encerramento dos empreendimentos podem ser iniciados e concluídos exclusivamente pela internet, no Portal da Prefeitura.

O sistema adotado pela Prefeitura visa facilitar e agilizar o acesso de empreendedores aos processo de abertura do seu negócio na cidade.

No entanto, para as demais atividades classificadas como de alto risco (cerca de 5% dos casos), os empresários ainda devem procurar a Sala do Empreendedor para darem início aos seus negócios.

Consulta via internet

O primeiro passo para abrir uma empresa é realizar a consulta prévia de viabilidade. A consulta serve para verificar se as atividades que a empresa vai desenvolver podem, efetivamente, ser realizadas no local pretendido. Evite prejuízos: antes de adquirir ou alugar um ponto comercial e de formalizar a pessoa jurídica no órgão de registro, faça a consulta prévia e confirme se o uso é permitido para o endereço da futura empresa.

Para a pesquisa de viabilidade é preciso um cadastro simples, somente com informações de dados e contato. No caso de prosseguimento para a abertura da empresa, então serão pedidas outras informações para o cadastro completo e acesso pleno ao sistema com CNPJ e contrato social.

A inscrição municipal é concedida somente com o número de protocolo do SIL.

Atenção

No caso de alteração de dados cadastrais da empresa ou de encerramento do negócio todas as modificações podem ser  realizadas somente pela internet através do Portal da Prefeitura no setor de serviços: Sala do Empreendedor.

Dúvidas sobre o cadastro ou encerramento de empresas (realizado pelo Departamento da Receita) podem ser esclarecidas através dos telefones: (11) 4164 5485 ou 4164 5490.