Noticias
20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
Data de Publicação: 20 de novembro de 2025
No dia 20 de novembro, "Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra", feriado nacional no Brasil conforme a Lei nº 14.759/2023, somos convidados a celebrar a luta de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, uma das figuras centrais, que assim como tantos outros heróis e heroínas lutaram pela garantia existencial das pessoas escravizadas, vindas de lugares diferentes do continente africano; e pelo fim da política escravagista. De etnias, culturas que foram historicamente silenciadas e apagadas devido ao colonialismo, e posteriormente pelas políticas de dessubjetivação e subalternização.
Neste Dia da Consciência Negra, celebramos a força que brota quando corpos, vozes e histórias se unem em torno da vida, da cultura, da resistência e da ancestralidade.
Aquilombar-se é gesto de cuidado, é refazer caminhos com quem veio antes e com quem caminha ao nosso lado. É reconhecer que a resistência negra não se fez apenas na luta contra o que oprime, mas, sobretudo, na criação de espaços de afeto, solidariedade e saber.
A ancestralidade que nos guia ensina que o quilombo é mais do que refúgio — é projeto de futuro, história do passado, e presente nas regiões onde a população negra se concentra - como dizia Beatriz Nascimento. Como afirmou a pensadora, o quilombo é “um avanço, uma sapiência, uma sabedoria”, é “a continuidade da vida”, mesmo em tempos de destruição.
Seguindo essa herança, aquilombar-se hoje é também afirmar a Psicologia Brasileira como ciência e profissão comprometida com a vida, com a justiça racial e com a dignidade de todos os povos constituintes desta sociedade, lutando pela equidade em todos os espaços sociais e políticos.
Que este 20 de Novembro nos convoque à memória e à ação: memória das lutas que abriram caminhos e ação para sustentar, no presente, práticas de cuidado que libertem e transformem para um futuro consistente.